Como fazer emoticons animados para o MSN [+tutorial]

Ok, devido ao considerável sucesso do meu outro post sobre Como fazer emoticons Grandes pra MSN, e a promessa que fiz anteriormente, venho com outro tutorial explicativo sobre emoticons de MSN. Dessa vez, emoticons animados.

Você pode fazer isso com qualquer vídeo (tendo que converter em alguns casos – farei um tutorial sobre isso o mais rápido possível também), mas para tornar este tutorial realmente divertido, vou ensinar uma técnica legal bônus, que ando utilizando bastante, no final do tutorial, muito útil (pelo menos pras minhas criações de emoticons, hahah).

Consideremos que tu tenhas em mãos um vídeo em MPG, MPEG, AVI ou MOV (as câmeras comuns gravam em formatos simples, que não precisam ser convertidos). Esses formatos são todos aceitos pelo Photoshop, e és uma pessoa de sorte. Caso contrário, espera até amanhã, que eu faço meu tutorial de conversão de vídeo, edito isso aqui e todo mundo fica feliz.

Sem mais enrolações:

Material:

Vídeo
Photoshop CS3


Observação idiota: Clique nas imagens para aumentá-las.

PASSO 1. Abra o Photoshop, e vá em Arquivo > Importar > Video Frames to Layers (na versão em Português deve ser algo tipo Quadros de Vídeo para Camadas, ou algo menos tosco que isso); Na janelinha que aparece, escolhe o vídeo que tu quer abrir.

Se ele for válido, vai aparecer uma janelinha assim:

—————————————————————————-

PASSO 2. Aqui, já tens grandes oportunidades de escolha:

A primeira (Do Começo ao Fim), importa o vídeo inteiro;

Vai gerar algo assim:

———————-

A segunda (Apenas Área Selecionada),  importa o pedaço que tu selecionar (tem que segurar Shift, e arrastar a barrinha pela área que tu quer que seja importada); Exemplo:

Vai gerar algo assim:

———————-

A terceira, (Limitar a cada XXX Quadros) que é opcional, vai “pular” os quadros. Digamos que se selecionares ela e colocar 2, que é o padrão, o vídeo vai duplicar a velocidade. Ao colocar 4, ela fica mais rápida ainda, e etc.

Exemplo (botei 4 quadros na opção):

frenético, hahah

———————-

A quarta (fazer animação quadro-a-quadro) DEVE estar marcada, por motivos mais do que óbvios.

———————-

Depois de tudo certo, apertamos OK.

—————————————————————————-

PASSO 3. Beleza! Video importado! E agora?

Abra a guia de animação (Janela > Animação). Aqui podes trabalhar como quiser com a animação do teu gif. No final do tutorial eu tenho umas dicas bacanas de como fazer isso. Por enquanto, vamos considerar que a animação já está como tu queres (só apertar no play ali na guia de animação pra ver como está).

—————————————————————————-

PASSO 4. Agora, para não deixar o arquivo grande, vamos limitar o tamanho da imagem, para o padrão do MSN.

Vá em Imagem > Tamanho da Imagem, ou Alt+Ctrl+i (é i, não L)

Nessa janela, mude apenas a medida maior – geralmente é a largura – para 52 pixels. Apertando ok, temos o tamanho do gif desejado. Vai ficar parecido com isso:

—————————————————————————-

PASSO 5. Estamos chegando aos finalmentes. Só falta salvar e adicionar no MSN. Vá em Arquivo > “Save for Web & Devices” (desculpem, não sei o equivalente desse ítem em português. Eu uso Ctrl+Alt+Shift+S)

vai aparecer essa janela aqui:

é só deixar em gif, 256 cores, mexer na transparência se quiser (ela já está inclusa automaticamente, recomendo deixar lá) e partir para o abraço.

Observação idiota: Salve o arquivo em algum lugar que tu vá lembrar depois.

——————————–

ATENÇÃO: Esta próxima parte do tutorial é só pra quem não sabe colocar emoticons no MSN. Quem não se enquadra nesse grupo, pule para o final do post, ou vá embora. (e sim, eu copiei do meu outro tutorial, porque tava com preguiça)

——————————–

PASSO 6. No MSN, use uma das zilhões de técnicas de abrir a janela de customizar emoticons. Eu estou usando a velha técnica de abrir uma janela aleatória e mostrar os emoticons. Os que estão me seguindo, cliquem em Mostrar Tudo a partir dali. Pela janela principal, pode-se chegar no mesmo lugar em Ferramentas > Emoticons

Nessa janelinha, clique em Criar (Lógico²)

Na janela que aparece, ali no ítem 1, clique no botão Localizar Imagem. No diálogo que aparecer, ache o caminho do emoticon que tu fez. Clique em Abrir.

Dê um atalho para usar teu emoticon sem ter que ficar abrindo janelinha. Por exemplo, coloquei aí .ai, o que significa que toda vez que eu digitar .ai, o emoticon aparece. Clique em Ok.

—————————————————————————-

PASSO 7. VOILÁ! =]

No caso, esse é animado:

——————————–

—————————————————————————-

Vou dar uma pincelada rápida em umas coisas que eu acho legal, e talvez até importante na hora de fazer o gif:

Reverter os frames (vídeo ao contrário) – Útil se quiseres fazer um gif com vai e volta.

Exemplo:

——————————–

PASSO 1. Selecione, na guia de animação, todos os quadros, menos o primeiro e o último (Segurando Shift, clique no segundo e no penúltimo quadros; todos os que estão entre eles, inclusive eles, vão mudar de cor).

Clique no pequeno menu ali na lateral da guia animação, e vá em Copiar Quadros.

—————————————————————————-

PASSO 2. Agora, selecione apenas o último quadro, vá no menu da guia animação novamente e clique em Colar Quadros. Uma janela vai aparecer. Clique em Colar depois da seleção, depois em Ok.

—————————————————————————-

PASSO 3. Os quadros que acabou de colar estarão selecionados. Se este não for o caso, selecione, com o princípio do Shift + Clique novamente. No meu caso, foram os quadros de 17 a 30.

—————————————————————————-

PASSO 4. Com eles selecionados, vá no menu da guia animação, clique em Reverter Quadros.

—————————————————————————-

PASSO 5. Pronto! Para salvar e colocar no MSN, use os mesmos processos que eu expliquei ali em cima no tutorial.

Redimensionado para MSN:

——————————-

—————————————————————————-

Em breve aqui neste post, minha técnica favorita – emoticons feitos com Webcam – Volta aqui daqui a algumas horas (ou amanhã) que prometo que vai estar aqu.

Por enquanto, espero que tenham aproveitado. Qualquer dúvida, sugestão, comentário irado sobre “Quero ressarcimento, Sr. Penga – fui mexer no Photoshop e queimei a fonte do PC”, estou à disposição- comente! =D

128 pensamentos sobre “Como fazer emoticons animados para o MSN [+tutorial]

  1. Heeey..não consigo redimensionar o tamanho da imagem.. ;(
    Aparece uma mensagem dizendo:
    “Não foi possível completar o comando ‘tamanho da imagem’ porque os discos de trabalho estão cheios.”
    Como arrumo isso? ;;

  2. po
    meus videos sao em avie mesmo eu tendo que baixar o quick time , nao serviu pra NADA porque nao consigo fazer o emoticon de video porque a tela fica toda branca e nao da pra ver aonde eu quero capturar meu video e mesmo sem ver ele nao salva como video mas sim , como uma foto ¬¬

  3. William, VOCÊ NÃO TEM CAPACIDADE DE POR “PHOTOSHOP CS3” NO GOOGLE? omg, aí fica tudo muito tenso ^^
    Aliás, esse programa tem que pagar ¬¬ ou você compra o cd, ou depois de 30 dias você compra a licença… ou ARRANJE UM CRACK NO GOOGLE 🙂

  4. me ajude pos nao estou conceguindo fazer ,o meu video estar em formato avi e tem 19 segundos mas quando eu vou em arquivo < importar e abre a janela de Video Frames to Layers o video nao aparece nao vejo nada fica branco nao sei bem o que fazer agora … me ajude ….obrigado …

  5. Para aqueles que não conseguiram importar vídeos em AVI, convertam para MPG ou MPEG pois tem mais compatibilidade. As vezes também se faz necessário baixar o programa “Quick Time Player”. Espero ter ajudado.

  6. OOOOOOOOOOOOOOOOUNW . POORQUE EU NÃO CONSIGO IMPORTAR O VIDEO ? APARECE UMA MENSAGEM ESCRITA, E NÃAAAAO ABRE A JANELA PARA IMPORTAR ? ME AJUDEEM POR FAVOR EU PRECISO MT MT DISSO .. *-*

  7. o meu esta dando um porblema, quando vo importar o video tem uma menssagem assim: Could not complete the video frames to layers command because QuickTime 7.1 or later is required. baixei o quicktime só que não deu certo, pode ajudar ? valeu !

  8. o meu da erro toda ves q vo clik em inporta o video da um erro dizendo Could not complete the video frames to layers command because QuickTime 7.1 or later is required alguem por favor pode me dizer o que eu tenho q fazer

    PS:PELO VISTO O SITE É MUITO BOM GOSTEI PAKS TOMARA QUE EU CONSSIGA MÁS NÃO CONCORDO COM UM POST Q TEVE UMAGURIA DIZENDO QUE A EXOLICASSÃO SALVO A VIDA DELA,COMO ISSO EXPLICASSÃO NÃO É UMA PESSOA É SO UMA PALAVRA COMO Q A ESPLICASSÃO VAI SALVAR A VIDA DELA???

    PSS: ANTOOOONIOOOOOOOOOOOOO NUNES PÁ!!!

  9. O MEU 1º COMENTÁRIO TEVE ALGUNS ERROS DE PORTUGUÊS (MENTIRAAAAAAA TEVE MUITOS) NÃO REPAREM TENHO CERTEZA QUE VCS N VAO REPARAR (OTRA MENTIRA TODO MUNDO REPARA NOS ERROS DE PORTUGUÊS SÓ NÃO REPARA QUEM ESCREVE COMO EU) EU AGRADESSO C ALGUEM ME AJUDAR PQ DA ESSE ERRO : Could not complete the video frames to layers command because QuickTime 7.1 or later is required

    PS:EU ACHO Q TEVE ERROS D PRTUGUÊS NESSE COMENTARIO TBM :p ENTÃO NÃO REPAREM POR FAVOR (PRECISO FALAR???)

  10. Olá amigo! (:

    Muito bom o seu tutorial sobre os emoticons, consegui fazer umas braguinet mt bagulhosa ake que ficou mt do mal. ‘¬’

    ._. Mas deu um pequeno probleminha… eu mesmo criei as imagens (no Photoshop CS3) e fiz a animação lá, só que a taxa de frames ficou muito baixa quando eu passei pro msn e.e”
    eram cerca 3 frames por segundo se brincar… ( sim, eu deixei marcado em “No Delay” ).
    —:> Tem como arrumar isso? *o*

    Siim, se você entender de design, me faça o favor de adicionar no msn ‘-‘ apesar de vc ter dito que n tem tempo… estou disposto a pagar (:

    the-gabrisom@hotmail.com

    ._. vlw ae.

  11. Muita massa esse tutorial!
    Foi o melhor que achei!
    Mas tenho uma duvida…queria saber como faz para cortar a tela do video antes de fazer o emoticon?
    Tipo…Quero selecionar apenas o rosto do personagem de um determinado video…como faz?
    Grato!

  12. Agradeço muuuito ao criador do tutorial…

    É o melhor tuto que achei na net…
    respondendo à algumas questões de leigos e ignorantes:
    pode se usar qualquer versão do PS que possa importar dessa forma.(usei o CS5)
    Para quem quiser, é só pesquisar no google e baixar (aproveite e pesquise também como crackear)
    o emoticon ficará sem som mesmo pois é arquivo de imagem.
    o PS aceita formatos de vídeos como .MOV . MPG .MPEG .AVI .MP4…
    Porém é necessário ter uma versão recente do QuickTime instalada em seu computador para poder abrir os vídeos.
    É possível também usar Gifs pegos na internet e redimensioná-los para usar no MSN (caso seja grande ou longo demais para o padrão do MSN)
    E ultimo , mas não menos importante, para selecionar por exemplo somente o rosto da pessoas selecione todos os layes do lado direito e use a ferramenta ‘CROP’ (está no lugar da ‘SLICE TOOL’), no topo, encontra-se ‘WIDTH’ e ‘ HEIGHT’, coloque o mesmo valor nas duas (qualquer um) para manter uma proporção quadrática.

    Obrigado novamente pelo TUTO!!

  13. LEIAM E NAO SEJAM PREGUICOSOS EM PULAR PARA OUTRO!!!!
    DA PRA FAZER COM CS5??(HUMILHEI AGORA)
    TIPO EU SEI Q DAMAS COMO FAZ??É TUDO DIFERENTE…
    VALEW POVO LOKO É NOIS
    ROCK NA VEIA \,,/_
    | |
    | |

  14. Não foi muito facil mais eu consegui agora eu faço emoticons para meus amigos e para mim estou até ganhando dinheiro eles me pagam 2,00 reais para eu fazer já estou juntando dinheiro e uma dica ganho dinheiro com pipa eu faço e eles me da 3,00 reais por cada pipa agora vou arrumar outra coisa para eu ganhar dinheiro mas que não atrapalhe os estudos alguém me dá uma dica aí???

Deixe um comentário